Comunicados de imprensa

17/10/2017

Indústrias criativas e culturais contruirão soluções para melhorar vidas

O BID, com apoio da Vice-presidência da República, organiza o evento Construir Soluções em Santo Domingo para promover o desenvolvimento sustentável impulsionado pela inovação e a criatividade

Santo Domingo- O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizará em Santo Domingo o evento Construir Soluções para Melhorar Vidas, que mostrará como a criatividade e a inovação podem impulsionar o desenvolvimento na América Latina e no Caribe.

Construir Soluções, que contará com apresentações inspiradoras das mentes mais criativas de todo o mundo, acontecerá no próximo dia 9 de novembro no Centro de Convenções da Chancelaria da Nação e a entrada é gratuita para os que se inscreverem em www.iadb.org/DS-RD/inscribete.

A República Dominicana foi selecionada como sede do evento por seu sólido compromisso com temas de inovação e pelos sucessos da comunidade criativa do país, que contribui para o que chamamos no BID de “ a Economia Laranja ”: são os bens e serviços que usam a criatividade e o capital intelectual como componentes fundamentais, com o potencial de criar empregos, riqueza e bem-estar. A Economia Laranja inclui a arte e o teatro, o turismo e o patrimônio cultural, as novas mídias, o software de conteúdo, a moda e muitas outras atividades.

A agenda digital da República Dominicana abre a possibilidade de aplicar inovações provenientes de todo o mundo para resolver desafios nos setores tradicionais do desenvolvimento, como saúde, moradia e transporte.

Em um dia de evento, o Construir Soluções reunirá mais de 20 palestrantes de todo o mundo que compartilharão suas soluções “revolucionárias” para os problemas do desenvolvimento:

Benjamin Bunker, CEO da Fundação Global Brightlight. Lidera equipes que trabalham para proporcionar soluções de energia solar acessíveis para as comunidades rurais que não têm eletricidade.

Carolina Guerrero, CEO e Cofundadora da Radio Ambulante. É produtora do podcast latino-americano pioneiro do jornalismo narrativo de não-ficção em espanhol, ganhador do Prêmio Gabriel García Márquez de jornalismo na categoria de Inovação.

Julia Koerner, fundadora e diretora da JK Diseño GmbH. Projetista reconhecida internacionalmente por trabalhar com a sinergia entre a arquitetura, o projeto de produtos e o design de moda, sendo especializada na manufatura e na tecnologia robótica para essas indústrias.

José Elías, blogger, Eliax.com. É conferencista internacional em temas de tecnologias de vanguarda, tendências de mercado, previsões futuras, Realidade Virtual e a Singularidade Tecnológica. Autor do primeiro livro já escrito em espanhol sobre o tema da Singularidade Tecnológica, chamado “Máquinas en el Paraíso”.

Claus Meyer, cofundador do Noma, eleito o “Melhor Restaurante do Mundo”, que revolucionou a gastronomia nórdica. Lançou um movimento gastronômico indígena na Bolívia que treinou milhares de jovens, despertando um novo sentimento de orgulho nacional.

Vicente Madrigal, diretor comercial da rede Atelier de Hoteles. Com uma trajetória de sucesso na comercialização de hotéis de cidade e de praia, hoje trabalha para a Atelier de Hoteles, um conceito de hotéis que promovem a arte contemporânea mexicana.

Martin Parlato, CEO e fundador da Posibl. Proporciona inspiração para ações de impacto social por meio de uma empresa multimídia que une forças entre indivíduos, influenciadores e organizações com o objetivo de empoderar os sonhadores que movem o mundo.

Para assistir ao evento, os interessados podem acessar o link www.iadb.org/DS-RD/inscribete e fazer sua inscrição.

Os organizadores do Construir Soluções Santo Domingo são o BID e a Vice-presidência da República, em associação com o Ministério da Cultura, o Ministério do Turismo e o Ministério da Indústria e Comércio. O evento conta também com o apoio de Innovadores de América e Chez Space.

Sobre o Construir Soluções

Desde sua criação em 2013, o evento Construir Soluções reuniu mais de 7.000 empreendedores, inovadores, artistas, pensadores e formadores de opinião de mais de 30 países de 4 continentes. O evento, que já está em sua décima edição, faz parte da missão do BID de promover o desenvolvimento sustentável impulsionado pela inovação e pela criatividade.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região.

Luis Simón
luissi@iadb.org